quarta-feira, 16 de julho de 2008

Último dia de treino intensivo antes da prova.

Reservei para esta quarta o último dia de treino intensivo, uma vez que deu tempo de recuperar do ensaio geral de domingo, onde cumpri as distâncias olímpicas e penso que dará para recuperar bem para domingo.
Mesmo assim as distâncias não foram compridas de seguida e a intensidade geral deve ter ficado pelos 90% das minhas actuais possibilidades.

13:30 - Praia da Barra: 1200 de natação em ritmo moderado (cerca de 70% do RCMax) em mar aberto ao longo da costa, com alguma corrente mas pouca ondulação. Água a 17ºC, tempo muito quente e ensolarado, com cerca de 28ºC. Nadei com fato 4:3. Tempo da natação cerca de 30 minutos. Senti-me bem, confiante na braçada, sem forçar o ritmo, tentando orientar-me bem e respirar correctamente. Gastei cerca de 270 kCal, mas no almoço que se seguiu estava esfomeado e a salada fria de massa integral do Vitaminas desapareceu em menos de 10 minutos.

20:00 - Aveiro: Treino de ciclismo de estrada seguido de corrida: Fiz 39,7 Km de estrada, Aveiro-Estarreja-Aveiro, seguido de transição e 7,1 Km, grande parte no percurso do triatlo de Aveiro. Tempo total: 1h54m59s, com uma média de frequência cardíaca de 84% do RCMax. Gastei 1397 kCal, tendo comido apenas na fase de corrida, uma barra aos 2 km e depois um gel aos 5 km. Senti-me muito bem na primeira metade do segmento de ciclismo, onde cheguei a rolar a uma média superior a 35 Km/h. Na segunda metade a média baixou até porque apanhei vento de frente e umas subidas mais exigentes. Diga-se que fiz 350 m de subida e a cadência média andou pelos 80 c/min. O tempo de 1h12m para cerca de 40 km de estrada, a uma média de 33,1 Km/h parece-me bom tendo em conta que foi uma viajem a solo, sem ninguém para ir na roda. Porém não me parece que num trajecto mais sinuoso eu consiga tal média. No início do segmento de corrida senti as pernas presas, não devo ter ultrapassado os 9 Km/h. Ao fim de 1 Km as coisas foram melhorando e após me ter alimentado aumentei o ritmo, tendo terminado com uma média de 10,5 Km/h, que está muito aquém daquilo que posso fazer. O início de noite estava muito agradável e terminei de espírito muito leve. Alonguei por cerca de 15 minutos, hidratei e tomei uma barra de recuperação, bem como os habituais suplementos pós-treino. Cerca de 1 hora após o fim do treino fiz uma refeição de espaguete com muitos sumos naturais. Amanhã será dia de recuperação activa com alguma natação.

Sem comentários: