Treino de estrada com um grupo de 9 ciclistas, todos com um bom andamento.
Dados técnicos:
Tempo total: 2:50:44
Distância: 76,5 Km
Velocidade média: 27,1 Km/h
Acumulado de subidas: 835 m
Temperatura média: 16ºc
Frequência cardíaca média: 142 bpm (76%)
Frequência cardíaca máxima: 186 bpm (99%)
Altitude máxima: 476 m
Cadência média de pedalada: 88 ppm
Descrição do treino:
Demos início à volta pedalando em direcção a Águeda a ritmo lento até porque a manhã estava
um pouco fria, mas não muito. Após chegarmos a Águeda sem desgaste iniciámos a subida para as Talhadas e no primeiro patamar estava tudo calmo, excepto o Filipe ninguém forçou muito. Avancei a bom ritmo sem ultrapassar os 90% do ritmo cardíaco máximo, o que deu para alcançar o Filipe e o João que entretanto se fixaram na frente. Ao chegar ao segundo patamar o ritmo endureceu e de que maneira. Facão, Filipe e o rapaz do equipamento da Itália passaram para a cabeça e impuseram um ritmo tal que não os consegui acompanhar por muito tempo. Ao fim dum quilometro entrei em perda. Foi então que surgiu uma dor na zona da articulação coxofemural esquerda, tipo picada que não sendo muito forte atrapalhava o esforço. A dor aumentava quando a pedalada era em força e sentado. Nas secções onde pedalava com menos esforço a dor quase desaparecia. Nessa altura reduzi ainda mais o ritmo e cheguei ao alto com algum custo mas ainda com 2 camaradas para trás.
Recuperámos, comemos uma barra e lançámos-nos numa descida bem rápida até Sever do Vouga. Depois foi rolar até Sernada e Aveiro. Na parte final o ritmo endureceu de novo, altura em que me senti melhor e deu para chegar na frente, mas porque me deixaram!
Foi um bom treino, muito embora esta dor na anca me deixe um pouco preocupado. Vamos continuar a terapia antiinflamatória para o joelho direito, que se portou lindamente e ver como correm os próximos dias.
Em termos de competição a época de 2008 acabou! Em breve farei um balanço da mesma.
Agora vou repousar e fazer recuperação e regeneração activas, isto até meio de Dezembro, altura em que os treinos passam a ser ais assíduos.
Mesmo que participe na Maratona de Abiul esta será mais um treino de média intensidade.
Competição a sério em Março!