domingo, 12 de outubro de 2008

3ª Maratona do vale do Vouga - 57ºClassificado - 4h22m28s





Dados técnicos:
Distância: 74 km   
Velocidade média: 16,9 Km/h
Acumulado de subidas: 1661 m
Ritmo cardíaco média: 162 bpm (86,6%)
Gasto energético: 3412 kCal

Descrição da prova:
Esta prova correu-me muito bem! Talvez tenha sido um dos meus melhores resultados de sempre, isto porque apesar de ter ficado em 57º lugar, nesta prova competiram alguns dos melhores ciclistas de btt da actualidade em Portugal.
O resultado é tanto melhor que ficaram atrás de mim o dobro dos atletas que ficaram à frente. Apesar de ter tido 3 pequenas quedas, todas sem consequências de maior, cheguei forte de pernas, ao contrário do estômago que não vinha a 100%. Comi bastante e repartido, mas mais uma vez o gel energético não me caiu nada bem. Definitivamente géis não.
A bike portou-se lindamente, apenas uma ou duas mudanças teimavam em saltar, mas nem sempre. Não foi preciso lubrificar corrente pois não choveu.
A partida foi rápida, como seria de esperar, eu posicionei-me nos 50 da frente e na primeira subida não fui ultrapassado por muita gente, encontrei o meu ritmo nos 100 primeiros e aí fui. Caí logo no início numa descida por ter sido obrigado a escolher uma má trajectória e perdí uns 20 ou 30 lugares. Recuperei rapidamente o meu ritmo e cheguei a Sernada, por baixo da ponte em 45 minutos, o que era melhor que o meu plano. Iniciei a subida com calma, sem forçar. Não desmontei nas maiores paredes e ataquei nos últimos 500 metros ao chegar à torre eólica o que me valeu a recuperação de alguns lugares. Desci com cautela e subi para o Seixo também sem forçar. Alimentei-me e voltei a descer com cautela, para rolar tranquilo e atacar na subida do Ventoso. Desci o Ventoso sem arriscar, mas mesmo assim não evitei uma pequena queda. Na subida a seguir ao Ventoso senti-me bem e ataquei forte passando mais de 10 atletas indo apanhar o Taco e o Carteiro. Colei-me na roda deles e assim fiz os 10 Km seguintes. O meu obrigado a estes 2 colegas de equipa que me ajudaram bastante nesta fase, pois pude recuperar. Até final geri o esforço e ainda ultrapassei alguns atletas que estavam com problemas físicos e mecânicos.
Saldo final foi muito positivo tendo sido o meu melhor desempenho no Vale do Vouga.

Sem comentários: