domingo, 19 de outubro de 2008

Ataque à montanha!


Treino de domingo 19/10/2008 iniciado às 8:14 em Aveiro à porta de casa.

Dados técnicos:
tempo da volta:4:06:41
distância percorrida:97,6 Km
velocidade média: 23,8 Km/h
acumulado de subidas: 1195 m
frequência cardíaca média: 133 bpm (71%)
gasto energético: 2191 KCal
cadência média de pedalada: 75 ppm

Descrição do treino/passeio:
Passeio de estrada feito com o casal amigo Jordão e Dulce com saída e regresso a Aveiro passando por Albergaria, Sever-do-Vouga, Vale-de-Cambra, Oliveira-de-Azeméis e regresso a Aveiro passando de novo por Albergaria.
Ritmo moderado com alguns ataques aqui e ali para elevar o ritmo cardíaco. Subida para Vale-de-Cambra sempre muito agradável, principalmente com uma manhã tão solarenga. No início da subida senti umas leves dores no joelho direito, nada de maior, que se foram atenuando. A subida foi feita a ritmo lento, contínuo, mas lento. A Dulce está de parabéns pelo grande esforço e pela enorme evolução que apresenta. A descida para Vale-de-Cambra é bem dura devido às muitas curvas onde nos locais mais sombrios a estrada se apresentava molhada do orvalho o que obrigava a cuidados redobrados para não se escorregar e cair. Ainda assim não fui muito mais lento que o Jordão que foi o mais rápido a descer, valendo-lhe a muita experiência das motos. A descer também sinto que estou a evoluir.
A média foi relativamente baixa, mas também é preciso fazer treinos destes a menor intensidade.
No final apliquei gelo no joelho direito por meia hora.
Vamos ver como isto evolui.


sábado, 18 de outubro de 2008

Treino de estrada pelas praias de Aveiro.


Treino de estrada em bicicleta de estrada de Aveiro à Barra e volta a Aveiro.

Dados técnicos:
Distância: 27,4 Km
Velocidade média: 29,1 Km/h
Cadência média de pedalada: 78 ppm
Ascensão: 70 m
Ritmo cardíaco médio: 143 bpm (76,5%)
gasto energético: 593 kCal

Descrição do treino:
Final de tarde de sábado maravilhoso com uma temperatura amena e um por-do-sol reconfortante. Uma leve brisa quente sinal de que o bom tempo veio para ficar.
Ritmo moderado com aquecimento e depois ciclos de 5 minutos a 80-85% com 3 minutos de recuperação entre cada ciclo.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

De volta aos treinos após o Vale do Vouga

Treino de corrida ligeiro para aquecimento seguido de aula de 35' de RPM a ritmo moderado.
Segui-se treino de musculação e alongamentos.
Frequência cardíaca média de 117 bpm (63%)
gasto energético de 528 kCal.

domingo, 12 de outubro de 2008

3ª Maratona do vale do Vouga - 57ºClassificado - 4h22m28s





Dados técnicos:
Distância: 74 km   
Velocidade média: 16,9 Km/h
Acumulado de subidas: 1661 m
Ritmo cardíaco média: 162 bpm (86,6%)
Gasto energético: 3412 kCal

Descrição da prova:
Esta prova correu-me muito bem! Talvez tenha sido um dos meus melhores resultados de sempre, isto porque apesar de ter ficado em 57º lugar, nesta prova competiram alguns dos melhores ciclistas de btt da actualidade em Portugal.
O resultado é tanto melhor que ficaram atrás de mim o dobro dos atletas que ficaram à frente. Apesar de ter tido 3 pequenas quedas, todas sem consequências de maior, cheguei forte de pernas, ao contrário do estômago que não vinha a 100%. Comi bastante e repartido, mas mais uma vez o gel energético não me caiu nada bem. Definitivamente géis não.
A bike portou-se lindamente, apenas uma ou duas mudanças teimavam em saltar, mas nem sempre. Não foi preciso lubrificar corrente pois não choveu.
A partida foi rápida, como seria de esperar, eu posicionei-me nos 50 da frente e na primeira subida não fui ultrapassado por muita gente, encontrei o meu ritmo nos 100 primeiros e aí fui. Caí logo no início numa descida por ter sido obrigado a escolher uma má trajectória e perdí uns 20 ou 30 lugares. Recuperei rapidamente o meu ritmo e cheguei a Sernada, por baixo da ponte em 45 minutos, o que era melhor que o meu plano. Iniciei a subida com calma, sem forçar. Não desmontei nas maiores paredes e ataquei nos últimos 500 metros ao chegar à torre eólica o que me valeu a recuperação de alguns lugares. Desci com cautela e subi para o Seixo também sem forçar. Alimentei-me e voltei a descer com cautela, para rolar tranquilo e atacar na subida do Ventoso. Desci o Ventoso sem arriscar, mas mesmo assim não evitei uma pequena queda. Na subida a seguir ao Ventoso senti-me bem e ataquei forte passando mais de 10 atletas indo apanhar o Taco e o Carteiro. Colei-me na roda deles e assim fiz os 10 Km seguintes. O meu obrigado a estes 2 colegas de equipa que me ajudaram bastante nesta fase, pois pude recuperar. Até final geri o esforço e ainda ultrapassei alguns atletas que estavam com problemas físicos e mecânicos.
Saldo final foi muito positivo tendo sido o meu melhor desempenho no Vale do Vouga.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Treino de RPM de 08 de Outubro de 2008


Hoje optei por fazer apenas um treino de rpm. Primeiro porque não tive oportunidade, quero dizer tempo, para mais. Foram 64 minutos a ritmo elevado. Sinto que este era uma sessão para puxar bastante pois seria a última a ritmo elevado antes da Maratona do Vale do Vouga.

Gastei cerca de 700 KCal e o meu ritmo cardíaco médio andou nos 81 %. Apertei principalmente nas faixas de montanha, onde iniciava moderado e a seguir aumentava a carga para terminar em powertrainning. Senti-me bem, não tive queixas no joelho direito e os músculos da região posterior das coxas não se ressentiram, apesar de terem andado doridos desde a sessão de segunda-feira. Cumpri o esquema de suplementos habitual, apenas tomei o IntraXcell a seguir au treino o que me fez recuperar lindamente. Há que referir que este "bichinho" já se faz sentir e bem o seu efeito.

O meu peso está mais baixo do que nunca. 67,1 Kg!
Com sorte e algum sacrifício consigo estar nos 66 Kg no dia da prova.

Amanhã descanso absoluto e mais horas de sono.