segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Rescaldo do II Triatlo de Setúbal (26-9-2009)


Se quisesse resumir em poucas palavras os acontecimentos deste final de tarde competitivo seria algo de: "Faltou-me a gasolina!"
De facto, para além disso, foi um fim-de-semana maravilhoso. 
Não cumpri o objectivo a que me propus. O único objectivo era melhorar a marca na distância olímpica do triatlo, ou seja, 2:36:47. 
O meu tempo oficial foi de 2:44:58! Tempo este que numa primeira análise me deixou muito desapontado.
Sendo a minha segunda melhor marca na distância das 3 vezes que fiz um triatlo olímpico. Os 8:11 a mais foram perdidos na corrida, a qual foi muito penosa, principalmente a primeira volta, onde algumas cólicas abdominais e a falta de ritmo não me deixavam avançar. A vontade de desistir era muita, mas as palavras de incentivo e encorajamento que os meus amigos do SCBM me dirigiram não me deixaram parar. Foi pelo emblema, que apesar do meu fato não o trazer, estava bem marcado no meu peito, por ele é que não deitei a toalha ao chão. O SCBM representou nesse momento os laços de amizade que durante este ano se estabeleceram entre nós todos. Por esses laços lá continuei. Não era o único a passar por dificuldades. Uma atleta muito jovem do Alhandra também avançava com muita dificuldade, mas com o incentivo dos colegas não desistiu. Lembro-me de lhe dizerem: "Vai ao teu ritmo, mas não desistas, nem pensar em desistir, desistir nunca." Essas palavras também valeram para mim. Aprendi muito nesta corrida. Aliás aprendi muito durante esta prova.
Contudo ainda retiro alguns dados positivos do meu desempenho. Melhorei 6 lugares na classificação absoluta, pois para mim é essa que me interessa. Passei de 133º e Aveiro para 127º em Setúbal.
Melhorei o segmento de natação em mais de 2:30 minutos, melhorei o tempo das transições em cerca de 30 segundos, melhorei também a velocidade média do ciclismo em 0,2 Km/h, o que é pouco, mas é melhor. 
Assim devido às melhorias nos primeiros 2 segmentos quando iniciei a corrida levava menos cerca de 3 minutos do que em Aveiro, apesar da natação ter sido feita em condições de mar longe das ideais de Aveiro e do percurso de ciclismo apresentar maior quilometragem, mais empedrado e muitas viragens técnicas. Quase me atrevo a pensar, que apesar do desgaste que já levava, se a corrida não tivesse cerca de 200 metros de desnível positivo, sim eu não me enganei, 200 metros em 10500 metros de extensão, teria melhorado o meu tempo. Mas as dificuldades estavam lá para todos, por isso os meus parabéns ao meus colegas do SCBM que foram todos melhores que eu e muito o mereceram, principalmente ao Mister Zé Miguel pela sua prova muito consistente. Para o ano também nós (eu, o Pato e o mister) vamos conseguir um lugar no Estoril, ou onde for. Parabéns ao Jordão e ao Carlos pela excelente prova que fizeram
que lhes dará o passaporte para a final. Uma palavra de apreço e admiração para o companheiro Paulo Gonçalves pela brilhante prestação e um muito obrigado pelas ajudas que já começam a surtir efeito. Nós estamos à tua espera para 2010!
Por último quero dizer também que entre os muitos erros que cometi no sábado um dos maiores foi não ter ficado para o arroz de marisco. Foi a última vez que faltei ao convívio pós prova. Mais um ensinamento de Setúbal!
Bons treinos e até Coimbra. Vem aí a desforra!

1 comentário:

Paulo Gonçalves disse...

No desporto como na vida, saber apreender com os sucessos e principalmente com os insucessos é fundamental. Esta época está a acabar e a próxima será de revelação e de grandes sucessos.
Da minha parte poderás contar com todo o meu apoio no que for preciso. Mas não te posso ensinar tudo, sob o risco de depois nem na natação ficar à frente he he.
Até Coimbra! Abraço