quarta-feira, 22 de abril de 2009

XCUM-SRP-160 2009




Em 2008 não pude participar na ultra pois a minha preparação ficou irremediavelmente comprometida devido a uma queda no final de Fevereiro. Não é só o Lance que cai e compromete algumas provas! 

Em 2009 a "sorte" e Nossa Senhora já me deixaram treinar melhor e alinhei na Ultra. O meu objectivo era ficar abaixo das 9 horas, o que representa uma média acima dos 18 Km/h. Não me magoar e chegar bem. Não faço competição mas quero ser competitivo, é o meu lema. Apesar de ter caído ao Km 78 não me magoei, nem danifiquei a 986. Levantei-me e rapidamente prossegui. Contudo a prova começou mal pois ao km 5 perdi um bidon e tive de voltar para trás cerca de 500 metros, mais adiante voltei a perder o bidon e voltei a perder tempo. Com estes dois percalços perdi cerca de 4 minutos. cerca do km 60 deixei cair os óculos e perdi mais de 1 minuto. Na zona das fitas arrancadas estive cerca de 5 minutos à espera que a organização orientasse um grupo de 10 ciclistas para a ZA. Nessa ZA recolhi o meu saco alimentei-me devidamente por mais de 5 minutos e foi como se começasse uma nova prova. Juntei-me a um colega e rolámos rápido muitas vezes acima dos 30 km/h até ao km 120 onde as dificuldades técnicas e a chuva dificultaram a progressão. Como eu imaginava essa hora de prova entre o km 120 e o 140 foi a mais penosa. A partir do último abastecimento as forças voltaram e ainda recuperei muitos lugares até Serpa. Ainda assim e devido ao entusiasmo de estar perto do meu objectivo ainda me perdi cerca de 2 km arrastando comigo um outro atleta, a quem pedi desculpa e que me custou mais de 10 minutos. Nos kms finais apertei o ritmo indo buscar forças não sei bem aonde terminando com 8:40 no meu Polar 725x, nos 50 melhores tempos dos atletas que concluíram a totalidade do percurso.

Analisando a minha prestação penso que cumpri os objectivos pessoais traçados, muito embora tivesse perdido tempo infantilmente, pelo que as 8:30 estavam perfeitamente ao meu alcance. Em menos de 3 anos de prática desportiva regular esta foi uma das minhas maiores vitórias pessoais. Porém em 2010 traço como objectivo ficar abaixo das 8h e não cair!

Este foi o meu rescaldo ds XCUM-SRP-160 2009.

Sobre a polémica gerada pela deficiente marcação do percurso numa zona limitada de cerca de 3% do percurso penso que a organização falhou neste aspecto e que tentou de imediato resolver a situação o que acabou por conseguir. Por outro lado os atletas que segundo os códigos da UCI não finalizaram a prova (DNF) fizeram-no por sua iniciativa, pelo que é deles a responsabilidade desse acto. Se deve ou não haver classificação na SRP-160 penso que isso só um juiz credenciado pela UCI ou FPC é que pode tomar essa decisão, pois tem a devida formação para tal. Lembro ao fórum que quando as etapas de ciclismo apanhavam uma passagem de nível fechada a corrida era interrompida e retomada com as diferenças de tempo que as regras definem. Como contabilizar essas diferenças apesar de difícil se os envolvidos tiverem ética desportiva não é problema, pois eles melhor que ninguém contabilizariam essas diferenças. Quando em 2003, no Tour, Lance Armstrong caiu, devido a um espectador, quando lançava um ataque, sensivelmente a meio da subida para Alp d'Huez, seguido de Ivan Mayo e Ulrich, estes dois podiam ter tirado partido desse acontecimento, mas esperaram por Lance e a corrida prosseguiu mais adiante (
http://www.youtube.com/watch?v=DQDjqAkLUB0&feature=related). Lembro também que à muitos anos a clássica velocipédica portuguesa Porto-Lisboa não era marcada e havia atletas que faziam desvios e paravam para almoçar e havia sempre um vencedor. Porém os tempos são outros e a prova é de outro tipo.

De qualquer forma os meus parabéns ao frontal 77.

Até para o ano.

1 comentário:

Hugo 7 disse...

Caro amigo essa queda que se refer foi em Luz Ardiden e não Alpe d´Huez, de facto eles esperaram por ele, mas para isso teve de ir para a frente o Tyler Hamilton na altura já na CSC mas grande amigo do Armstrong, mandar abrandar o ritmo anos antes o Lance tb tinha esperado pelo o Ulrich depois deste ter saido em frente numa curva.
Apesar da queda de facto acabou por ganhar nesse dia a etapa, em Alpe d´Huez em 2003 ganhou o Mayo.

cumps
Hugo