quinta-feira, 2 de abril de 2009

7ª Semana concluída - Maratona de Mortágua 2009




Mais uma semana de treino concluída, conseguindo cumprir o volume programado.
Esta semana correspondeu a uma diminuição do volume de treino, que vinha já no seguimento da 6ª semana, isto porque a 8ª semana volta a ser duríssima, tendo quase o dobro da carga horária que a 7ª semana. Assim nesta semana fiz apenas 160 Km, em cerca de 8 horas de treino, divididas por 3 sessões. Uma na quinta, outra na sexta e outra no domingo, que correspondeu à junção das sessões 2:3:3 e 2:3:4, num total de cerca de 5 hora de treino contínuo. Esta última sessão correspondeu à participação na Maratona de Mortágua, no percurso de 80 Km. 
O objectivo a que me propus para esta prova era participar para adquirir ritmo competitivo e fazer treino de montanha, pois que com os seus 1700 metros de subida era uma boa oportunidade para treinar subidas longas. Muito importante também era não cair para não comprometer a recta final de treino e a eventual participação na SRP-160.
Os objectivos foram todos cumpridos e a prova foi muito agradável e serviu para tirar muitas conclusões.
Desde Outubro de 2008 que não participava numa maratona de 80 Km, ou seja desde a Maratona do Vale do Vouga. Com base na minha prestação nessa prova tiro as seguintes conclusões:
1. A minha capacidade aeróbia melhorou significativamente, visto que fiz a prova a 83% de média do ritmo cardíaco máximo enquanto que em Outubro fiz a prova a 88%.
2. Apesar de a subida de Mortágua ser de 1700 m e a do Vale do Vouga ser de 1600 m a velocidade media em Mortágua foi de 17,2 Km/h enquanto que no Vale do Vouga foi de 16,9 Km/h. Ou seja andei mais rápido. Contudo à que referir que com as alterações introduzidas no equipamento, bike e sapatos, em Mortágua eu carregava menos 500g na bike, mas mais 2 kg no meu peso!
3. A concorrência está a andar muito, pois se em Outubro fiquei em 57º agora apenas fiquei em 110º! Contudo senti as pernas pesadas, muito por causa do volume das semanas anteriores e por isso não pude dar tudo o que podia, mais ainda porque não quis correr riscos nas zonas técnicas.
Saldo muito positivo na globalidade uma vez que esta corrida era encarada mais como um treino, assim como também o será a prova deste domingo em Anadia, a Rota dos Lobos da Montanha onde os 65 Km vão ser encarados como um treino de 3 horas.
Para esta prova o principal objectivo é não cair, não me lesionar, superar as queixas intestinais que mais uma vez em Mortágua me roubaram algum vigor e se possível completar os 65 Km em menos de 3 horas. Isto não vai ser nada fácil porque no domingo vou ter mais de 200 km nas pernas da semana e mais de 8 horas de treino em cima, ou seja vou estar ainda mais cansado do que estive em Mortágua. No entanto tem de ser, para depois recuperar e construir forma para a semana a seguir à Páscoa.
Entretanto queria dar os parabéns, principalmente à Dulce pela vitória na Maratona feminina de Mortágua e ao excelente 4º lugar do Landry tb em Mortágua bem como ao retorno à competição do Nuno Sacra! Força companheiros! Para o Taco as melhoras depois da queda, recupera bem para este domingo voltares à carga.
Entretanto bons treinos.

1 comentário:

bo disse...

Hoje passei por ti perto da "transbranca", pelo menos pareceu-me.

Bons treinos