segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Triatlo de Coimbra - Final da Época 2008/2009






OBJECTIVO ALCANÇADO

Ao concluir a prova do Iº Triatlo de Coimbra terminou a minha época competitiva de triatlo de 2008/2009. Foi a minha primeira época como federado e a experiência foi tão boa que é para repetir para o próximo ano. Noutra altura farei uma avaliação da época com mais calma e frieza.
Para esta última prova, uma vez que não me qualifiquei para a final do Campeonato Nacional Individual, tinha como único objectivo fazer uma marca abaixo da 1 hora e 15 minutos. Como estávamos apenas três atletas da equipa do Beira-Mar eu seria quem iria "fechar" a equipa, por isso também queria dar o melhor para ajudar a equipa na geral colectiva.
O objectivo foi alcançado ao fazer 1:14:13 e ficar em 44º lugar da geral absoluta, em 81 atletas que se qualificaram no final da prova. Isto pois parece que houve atletas desqualificados.
Melhorei em todos os segmentos, melhor velocidade de natação em prova (2:02/100m), melhores transições (as 2 em 2:o7), melhor média no ciclismo (34,4 Km/h) e melhor velocidade na corrida (4:20/km). Detalhadamente:
Natação (750m): 15:19 (2:02/100m)
Transição 1: 1:10
Ciclismo (20100m): 35:01 (34,4 Km/h)
Transição 2: 0:57
Corrida (5000m): 21:42 (4:20/Km)

Taxa de esforço de 804 KCal/hora

Esta passa a ser o meu melhor registo na distância Sprint.
A prova começou bem, pois na noite anterior dormi muito bem, ao ponto de não ouvir o despertador e ter acordado mais de 1 hora depois do previsto. Então foi um autentico contra-relógio para chegar a Coimbra ainda com o parque aberto, mas foi conseguido. O pequeno almoço foi ligeiro, pois já só faltavam 2 horas para entrar na água, cereais variados com leite de soja, enquanto preparava a bebida energética.
Uma vez em Coimbra fiz um ligeiro aquecimento de corrida, no qual senti algumas dores na face posterior da coxa esquerda, mas penso que era da carga de treino da semana.
Vesti o fato isotérmico e ao entrar na água senti-me bem. Apesar de um pouco preso de movimentos o sector de natação foi rápido apesar de não me ter entendido muito bem com a respiração, razão pela qual a transição 1 foi muito lenta para o que eu pretendia. Mais uma vez dificuldade em calçar os sapatos em andamento. Logo nos primeiros metros passa o colega Jorge Vieira por mim que me incentiva a ir na sua roda, mas com dificuldade lá me cheguei a ele, porém ele ia muito forte e em recta perdi a roda. Após o primeiro retorno surge um atleta que eu tinha passado pouco antes e colei-me a ele. Um pequeno descuido numa viragem e lá ganha ele 50 metros e depois foi um 31 para lhe alcançar de novo a roda. A segunda volta foi feita quase sempre atrás dele e que jeito me deu. Entrámos no parque juntos e ele saiu para a corrida com 30 metros de vantagem que rapidamente foram aumentando. Não embarquei em aventuras e fui no meu ritmo, desde cedo percebi que não ia muito mal pois não aparecia ninguém a ultrapassar-me. Só mais à frente é que fui passado por atletas que eram bons corredores. Nos último 500 metros consegui inclusive passar 2 adversários, coisa inédita para a minha corrida.
Terminei cansado, mas rapidamente recuperei. O almoço foi abundante e regado com uma limonada maravilhosa. À tarde fiz um treino de recuperação de bike, cerca de 50 Km abaixo do 60% do RCM na companhia da Marta.
Terça-feira de volta à piscina!
Bons treinos para todos.



2 comentários:

MIGUEL DU TRI disse...

Excelente prova. Boa evolução na corrida com um bom tempo, boa evolução na natação e o normal no ciclismo. Foi um sinal optimista para a preparação da próxima época.

Josué disse...

Obrigado pelas palavras agradáveis de se ler.
Josué