segunda-feira, 26 de outubro de 2009

5ª Maratona Festival Bike 2009

Olá a todos os que por aqui passam.
Este sábado último participei na prova de XCM de Santarém.
O saldo da minha participação foi francamente positivo, apesar duma queda e alguns arranhões quer na bike quer em mim.
Numa prova onde estavam mais de 2500 inscritos era de esperar muita confusão, mas assim não foi, pois a organização teve uma boa ideia, que foi colocar na frente do pelotão os atletas federados e que teoricamente seriam os mais rápidos, tal como acontece em provas de atletismo, em que partem à frente quem tem uma marca abaixo de "X". Ainda assim, os primeiros 5 Km em estrada boa e larga a subir consideravelmente separaram desde aí as águas.
Cheguei à partida cerca de 45 minutos antes do tiro, já com o aquecimento feito. Tentei não perder a embalagem, o que não foi difícil pois não estava frio e a animação era muita. Dada a partida impôs-se um ritmo muito violento com algumas lebres a esticarem muito o pelotão. Os primeiros 10 km foram feitos em menos de 20 minutos, levando a média bem para cima dos 30 Km/h e já tínhamos feito a subida para Santarém que é de cerca de 1,5 Km a mais de 5% de inclinação. Nessa altura os meus gémeos deram um sinal e abrandei, teve de ser, o ritmos era muito forte para mim. Fui ultrapassado por muitos atletas, mas isso não me preocupou. Na primeira hora fiz mais de 26 Km e nas 2 primeiras, mais de 48. Foi a partir daí que comecei a recuperar lugares, principalmente nas subidas. Nesta fase intermédia da maratona o percurso eram um sobe e desce constante e o ritmo teve de baixar, até porque as descidas eram rápidas, mas perigosas, pois o piso tinha muita gravilha solta e muitas viragens apertadas. Numa delas, à saída de um túnel, perdi a tracção nas 2 rodas e lá fui ao chão. Felizmente nada de grave. Um ligeiro arranhão na coxa, umas pisaduras no ombro e nádega e pouco mais. Bike inspeccionada e lá segui eu. Perdi cerca de 3 a 4 minutos, pois ainda ajudei um colega que logo a seguir caiu no mesmo local e da mesma forma que eu. De início tive algumas dores na coxa sempre que pedalava mais em força, mas com o passar dos minutos a coisa aliviou. Encontrei de novo o meu ritmo e recuperei alguns dos lugares que entretanto perdera.
A partir do Km 65 as dificuldades diminuíram e fiquei num grupo onde se trabalhou bem. Deu para alcançar alguns atletas e manter um ritmo muito vivo até aos kms finais. Quando entrámos nos últimos três kms estava num grupo de 6 atletas, nessa altura e como me sentia bem impus um ritmo forte nas 2 subidas que tínhamos e entrei na recta final isolado a bom ritmo que deu para ficar na frente e quase alcançar mais um atleta.
No final um tempo de 4h17m14s, que deu 69º da geral e 67º masculino, para os 88 kms que o meu gps registou. Média de 20,5 km/h e cerca de 1400 metros de subida, o que se pode considerar uma maratona relativamente rolante.
Balanço final muito positivo, pois foi das provas onde me senti menos cansado quer ao longo da prova, quer no final. Gestão muito positiva da alimentação, sem qualquer problema ao longo de toda a prova e na recuperação. Comi :
1º Pequeno almoço às 6:00 de cereais integrais e leite de soja, mais uma fatia de broa com doce de pêssego.
2º Pequeno almoço às 8:00 um café e um bolo de arroz.
1 barra de cereais "Special K" meia hora antes da partida
1 pêra quando tinha 1h30m de prova.
1 segunda barra quando tinha 1h45m de prova
1 terceira barra às 3 horas de prova
mais fruta, 1/2 banana e 1/2 pêra cerca das 3:45 de prova.
Durante a prova cerca de 1 litro de água mineral e 1,5 litro de goldrink premium,
no final bebida isotónica Gold Nutricion e 500 ml de batido de proteínas com CLA e leite de soja.
Da parte da tarde visita à exposição para ver as novidades e fazer algumas compras de artigos com mega desconto. Aproveitei para conhecer o nosso campeão Ricardo Marinheiro, medalha de prata nos campeonatos do mundo de XCO deste ano na Austrália, na categoria júnior.
Parabéns Ricardo, pelos teus feitos e pela tua simpatia, vais longe rapaz!


Agora de volta aos treinos de corrida pois a Meia-Maratona da Nazaré é já daqui a 3 semanas.
Hoje 13 Km a ritmo de cruzeiro, amanhã outro tanto, espero eu.
Bons treinos

Sem comentários: