quarta-feira, 27 de maio de 2009

Iº Duatlo de BTT de Cantanhede - 24 de Maio de 2009

Começo pelo fim para dar os parabéns aos meus colegas de equipa do SC Beira-Mar pelo magnífico 2º lugar por equipas, conquistado nesta que foi a minha primeira participação numa prova de duatlo. Esta foto é do momento em que o trio de campeões (Raul Matos, o homem da pera, Carlos Rocha, o mais friorento e Nuno Troia, o sorridente fluorescente) compartilham o momento com o resto da equipa, eu que sou o cromo dos óculos, Jordão Alves, o mais comprido e o Jorge Pato, o mais encalorado. Um grande momento, esperemos que seja o primeiro de muitos momentos passados pelos pódiuns de aquém e além fronteiras.

No que se refere a minha prestação cumpri os meus objectivos, tendo inclusive superado as minhas perspectivas na corrida.
45º classificado à geral em 93 atletas que terminaram de 115 inscritos.
Tempo de prova de 1:33:03, com os parciais de:
1ª corrida (5120 m): 24:12 a uma velocidade de 4:38/Km
BTT (20100 m): 55:35 a uma velocidade média de 21,8 Km/h
2ª corrida (2450 m): 13:30 a uma velocidade de 5:10/Km

Mais alguns dados técnicos:
FC med: 160 bpm; FC max 183 bpm; Gasto energético: 1287 KCal (830 KCal/h)
Ascensão de toda a prova: 265 m


Após um teste de corrida de 5 Km no sábado fiquei com a impressão de que esta prova iria ser apenas um treino para adquirir ritmo competitivo e que ficaria cá para trás na classificação, na segunda metade e distante dos meus colegas de equipa. Assim as perspectivas eram baixas para a corrida, contudo no ciclismo as coisas eram diferentes. Contava com um percurso pouco técnico e rápido, uma vez que a zona é plana e pouco pedregosa. Completo engano. O traçado era bastante técnico e exigente fisicamente, muitos singles, muita pedra, curvas apertadas, descidas perigosas e até uma parede. Ainda assim este traçado penso que me favoreceu, visto sentir-me relativamente à vontade no fora de estrada.

Iniciei a corrida cautelosamente cá atrás. Rapidamente encontrei o meu ritmo a cerca de 4:45/Km e fui na companhia do mesmo atleta que ia muito certinho no andamento. A partir do 1º Km começamos a passar "as lebres" e a minha moral foi subindo. Ao controlar o ritmo e a quilometragem pude ver que ia bem e regular, a pulsação estabilizada a rondar os 90%. Ao Km 4 espevitei o andamento para a casa dos 4:15/km e passei quase uma dúzia de competidores.

Entrei no ciclismo de mansinho, tentando repor algumas energias e hidratando.
Assentei o ritmo ao fim de 5 minutos e fui sempre a recuperar lugares. Dizer que durante todo o segmento de ciclismo apenas fui passado por 2 atletas e tendo passado mais de 20. A moral continuava a subir. Porém na fase final do BTT surgiram algumas caímbras a nível dos gémeos o que me fizeram baixar o ritmo, mas como estávamos numa zona de singles não fui ultrapassado.

A transição para a segunda corrida é que foi penosa, fruto do pouco treino de corrida e de transições. Plano para o futuro será mais treino de transições. 
Esta última parte foi dura pois estava muito desgastado e as pernas não respondiam. Contudo ainda fiquei surpreendido por não ir assim tão lento, mas sinto que posso melhorar muito nessa parte e tirar mais de 3 minutos ao meu tempo se estiver mais forte na corrida.




Como remate deixo uma palavra de forte apreço ao companheirismo do atletas Rui Ferreira, Miguel Lopes e Barradas que apesar de terem deixado a secção não deixaram de ser companheiros. Parabéns pelas vossas provas e continuem a treinar pois só assim vão conseguir atingir os vossos objectivos. Quinta-feira vemos-nos!

Forte abraço a todos.

Sem comentários: