quarta-feira, 27 de maio de 2009

Iº Duatlo de BTT de Cantanhede - 24 de Maio de 2009

Começo pelo fim para dar os parabéns aos meus colegas de equipa do SC Beira-Mar pelo magnífico 2º lugar por equipas, conquistado nesta que foi a minha primeira participação numa prova de duatlo. Esta foto é do momento em que o trio de campeões (Raul Matos, o homem da pera, Carlos Rocha, o mais friorento e Nuno Troia, o sorridente fluorescente) compartilham o momento com o resto da equipa, eu que sou o cromo dos óculos, Jordão Alves, o mais comprido e o Jorge Pato, o mais encalorado. Um grande momento, esperemos que seja o primeiro de muitos momentos passados pelos pódiuns de aquém e além fronteiras.

No que se refere a minha prestação cumpri os meus objectivos, tendo inclusive superado as minhas perspectivas na corrida.
45º classificado à geral em 93 atletas que terminaram de 115 inscritos.
Tempo de prova de 1:33:03, com os parciais de:
1ª corrida (5120 m): 24:12 a uma velocidade de 4:38/Km
BTT (20100 m): 55:35 a uma velocidade média de 21,8 Km/h
2ª corrida (2450 m): 13:30 a uma velocidade de 5:10/Km

Mais alguns dados técnicos:
FC med: 160 bpm; FC max 183 bpm; Gasto energético: 1287 KCal (830 KCal/h)
Ascensão de toda a prova: 265 m


Após um teste de corrida de 5 Km no sábado fiquei com a impressão de que esta prova iria ser apenas um treino para adquirir ritmo competitivo e que ficaria cá para trás na classificação, na segunda metade e distante dos meus colegas de equipa. Assim as perspectivas eram baixas para a corrida, contudo no ciclismo as coisas eram diferentes. Contava com um percurso pouco técnico e rápido, uma vez que a zona é plana e pouco pedregosa. Completo engano. O traçado era bastante técnico e exigente fisicamente, muitos singles, muita pedra, curvas apertadas, descidas perigosas e até uma parede. Ainda assim este traçado penso que me favoreceu, visto sentir-me relativamente à vontade no fora de estrada.

Iniciei a corrida cautelosamente cá atrás. Rapidamente encontrei o meu ritmo a cerca de 4:45/Km e fui na companhia do mesmo atleta que ia muito certinho no andamento. A partir do 1º Km começamos a passar "as lebres" e a minha moral foi subindo. Ao controlar o ritmo e a quilometragem pude ver que ia bem e regular, a pulsação estabilizada a rondar os 90%. Ao Km 4 espevitei o andamento para a casa dos 4:15/km e passei quase uma dúzia de competidores.

Entrei no ciclismo de mansinho, tentando repor algumas energias e hidratando.
Assentei o ritmo ao fim de 5 minutos e fui sempre a recuperar lugares. Dizer que durante todo o segmento de ciclismo apenas fui passado por 2 atletas e tendo passado mais de 20. A moral continuava a subir. Porém na fase final do BTT surgiram algumas caímbras a nível dos gémeos o que me fizeram baixar o ritmo, mas como estávamos numa zona de singles não fui ultrapassado.

A transição para a segunda corrida é que foi penosa, fruto do pouco treino de corrida e de transições. Plano para o futuro será mais treino de transições. 
Esta última parte foi dura pois estava muito desgastado e as pernas não respondiam. Contudo ainda fiquei surpreendido por não ir assim tão lento, mas sinto que posso melhorar muito nessa parte e tirar mais de 3 minutos ao meu tempo se estiver mais forte na corrida.




Como remate deixo uma palavra de forte apreço ao companheirismo do atletas Rui Ferreira, Miguel Lopes e Barradas que apesar de terem deixado a secção não deixaram de ser companheiros. Parabéns pelas vossas provas e continuem a treinar pois só assim vão conseguir atingir os vossos objectivos. Quinta-feira vemos-nos!

Forte abraço a todos.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Que susto...

Que susto que apanhei ontém no treino de corrida com a malta do triatlo do SCBM e Galitos.
Depois dum aquecimento fortíssimo de 5,3 Km a um ritmo de cerca de 5 min ao Km (esta malta está com uma pujança brutal), que para mim mais foi um empeno que um aquecimento, na primeira série de 300 m senti uma dor aguda na face interna da coxa esquerda, perto da inserção púbica do quadricípede. Parecia que algo rasgou. Tive de parar. Alguns estiramentos. Alguns passos lentos e tentativa de retomar a corrida, mas lá vinha a dor. Fim do treino!
Repouso durante a noite e antinflamatório tópico. Uma boa noite de sono.
Hoje de manhã parecia que nada se tinha passado, graças a Deus foi só um susto. Ainda sinto um ligeiro desconforto nessa região, mas nada de grave. Mais 2 ou 3 dias de repouso e farei um teste para ver se posso pedalar e tentar voltar a correr. O joelho direito lá se vai aguentando.
Bons treinos.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Esclarecimento


Em Novembro do ano passado surgiu um projecto em Aveiro, liderado pelo João Oliveira que visava implementar uma equipa de Triatlo/Duatlo em Aveiro. A associação ao Sport Clube Beira-mar foi imediata e o projecto, lentamente e com avanços e recuos foi crescendo. Este grupo de pessoas puseram o projecto de pé. Parabéns por isso.
Devido a alguns problemas físicos o final de 2008 e início de 2009 não foram muito produtivos e o meu treino de corrida e natação ressentiram-se. Esta é a razão pela qual ainda não competi esta época. O pontapé de saída tudo leva a crer que seja a 24 de Maio em Cantanhede. 
Na última semana soube da saída da secção de 3 atletas. Fiquei triste pois acabei por não ter a oportunidade de poder competir a seu lado. Não vou discutir as razões destes, apesar de as respeitar e até compreender, porém também compreendo que o momento actual não é propício a grandes investimentos e as condições que nos proporcionam não são, por vezes as desejáveis. No entanto temos condições para praticar este desporto, assim temos licença da federação, temos seguro desportivo, temos treinadores, temos piscina coberta curta e descoberta olímpica, temos pista de atletismo e principalmente temos espírito de grupo. Contudo faltava uma coisa. Um rival. Agora já temos! 
Após alguma reflexão quero dizer a todos os que me lêem que em 2009 vou apenas representar o SC Beira-mar na vertente de triatlo/duatlo, mantendo assim um compromisso pessoal tomado em Novembro. Já na vertente de ciclismo continuarei  representar o Galitos/Madeivouga/Kenda/GimLine, tencionando federar-me na FPC-UVP e UCI o mais breve possível. 
Para 2010 vou-me mudar para a Astana que não pára de convidar para ajudar o Lance a ganhar o Tour e a Volta a Portugal.
A todos os meus amigos dos Galitos e do Beira-mar desejo as maiores felicidades e conquistas desportivas. Vemos-nos por aí!
Aquele abraço
Josué