Olá...
Está terminada a primeira semana da segunda fase de preparação orientada para a Ultra-Maratona Portuguesa de Serpa de 2009, a SRP-160. Vão ser cerca de 160 Km ou 100 milhas, como preferirem pelos trilhos e estradões do interior alentejano.
A prova é dia 18 de Abril, pelo que falta cerca de 1 mês, contudo a preparação ainda não chegou a meio, mas aproxima-se.
A preparação que estou a fazer divide-se em 3 fases distintas. Depois de 21 dias de inactividade completa devido a problemas físicos surgiu a primeira fase com treinos de estrada curtos e de muito baixa intensidade, quer de carga, que de desgaste e espaçados. Essa primeira semana nada mais foi do que habituar o corpo de novo ao exercício. Nessa semana fiz menos de 100 Km com velocidades médias na casa dos 24 Km/h e ritmos cardíacos abaixo dos 70%. Na 2ª semana já fiz 120 Km em 2 treinos, para na 3ª semana fazer cerca de 180 Km. Assim terminou a primeira fase onde o volume foi aumentando gradualmente, bem como a periodicidade dos treinos e o ritmo dos mesmo.
No início da 4ª semana entrámos na fase de desenvolvimento da potência crítica, com sessões mais longas, menos tempo de recuperação entre as mesmas e muito volume de Kms. Nesta semana treinei cerca de 13 horas divididas em 5 sessões com cerca de 300 Kms. Foi também a introdução dos treinos de força com percursos de montanha.
Esta 4ª semana era a pior de todas, em termos de volume. Tinha algum receio de como o meu corpo iria responder, mas agora que já passaram mais de 24 horas após a última sessão desta semana acho que posso dizer que passei o teste. Se conseguir cumprir a 5ª semana como programado então tenho tudo para continuar este plano e apresentar-me em Serpa em boa forma para encarar os 160 Kms com tranquilidade.
As dores existem mas são suportáveis, pois como já ouvi dizer "No pain, no gain"!
Boa semana e bons treinos.
Sem comentários:
Enviar um comentário