Olá a todos os seguidores deste blog.
Ontem, domingo, terminei a 5ª semana de preparação para a Ultramaratona SRP-160.
A fase de maior volume de treino, quer a nível de Kms, quer a nível de duração dos treinos está ultrapassada. As duas últimas semanas foram muito duras. O somatório das duas constitui um máximo pessoal de treino, pois em duas semanas ultrapassei as 24 horas de treino e mais de 500 Kms. De referir que nesta altura levo 1120 Kms e mais de 50 horas de treino, isto desde o dia 14 de Fevereiro!
O volume desta 5ª semana foi ligeiramente inferior ao da 4ª semana, tendo contudo a intensidade sido mantida. A 6ª semana tem uma redução de 2 horas no total de treino e será como que um pequeno descanso para a 7ª e 8ª semanas, onde o treino volta a endurecer, para depois a 9ª semana ter uma redução drástica sendo apenas para recuperar e consolidar o trabalho de mais de 2 meses de preparação.
Lá mais para o fim da preparação postarei os valores detalhados desta preparação para poder tirar mais conclusões sobre a minha evolução. Contudo nesta altura já sinto os resultados a aparecerem, lentamente, mas inequivocamente.
O treino de sábado à tarde, em BTT com montanha serviu para testar, num percurso meu conhecido a evolução. Tratou-se do percurso Carvoeiro-Eólica-Carvoeiro com 40 Kms e 800 m de desnível, técnico qb, principalmente de piso seco e duro com gravilha e pedra solta por cima. Neste treino testei também o novos sapatos Specialized Pro Carbon 2009, que representam uma redução de peso de 40 gramas face aos anteriores Sidi Dragon 2 e são mais largos à frente o que permite uma maior dilatação do pé nos dias quentes de Verão. O mesmo serviu também para testar a 986 em modo de subida, que espero vá dar muito jeito na Maratona de Mortágua, onde temos uma subida de 15 Km a 5% de inclinação média. O modo de subida consiste em avançar o selim cerca de 10 mm, com se pode ver pela comparação das fotos acima. Desta forma o avanço do joelho quando os cranks estão horizontais permite uma maior força de pedalada.
Outro ponto importante na minha preparação tem sido as sessões de flexibilidade e equilíbrio que têm ocupado 1 hora semanal, mas sobre isso falarei noutra altura.
Bons treinos para todos e as melhoras aos lesionados.