quinta-feira, 19 de agosto de 2010

É como se ontem tivesse sido o primeiro dia do resto da minha vida.



Olá aos meus seguidores.
Passo a explicar. Ontem estive a fazer um reposicionamento na minha bicicleta de estrada. Na língua portuguesa não há um termo devidamente ajustado para descrever o que é um Retul Fit. No fundo trata-se de um estudo dinâmico antropométrico com o objectivo de me fundir o melhor possível com a bicicleta, para desta tirar o máximo rendimento e prazer. Assim estuda-se o corpo do ciclista, avalia-se a sua flexibilidade, a sua postura, a sua simetria ou falta dela e depois a máquina, que mais não é que uma prótese que permite ao ser humano um desmultiplicar da sua força. Depois encaixam-se os dois, homem e máquina e vai-se estudar o acto de pedalar. Este não é mais do que um estudo estatístico, feito com o auxílio de sensores e dum computador. O resultado são medidas e ângulos, que comparados com padrões permitem tirar conclusões. Então em função dos objectivos do atleta e das conclusões ajusta-se a máquina para que os parâmetros do estudo entrem nos limites ideais. Depois dos ajustes feitos volta-se a estudar a todo o exercício de pedalar. Varia-se a intensidade do esforço e registam-se valores. No final sai um relatório e a expectativa de que forma é que na estrada as alterações podem melhorar a potência, a velocidade, a resistência, o conforto, bem, no fim de contas a performance, pois num fim de contas é isso que interessa, é chegar primeiro!

A VeloFitSystem é então a empresa que em Portugal utiliza o método Retul. Como tenho a sorte de ser amigo do António e do Élio, que são os responsáveis pela introdução deste estudo em Portugal, pude fazer esta avaliação já. Foram cerca de 150 minutos apenas para o fit da bicicleta de estrada, mas foi tempo muito bem empregue. Os dois irmãos são muitíssimo profissionais e dominam o sistema e o mundo do ciclismo como ninguém. No final da avaliação fiquei surpreendido com muitas das conclusões, mas hoje depois de um primeiro teste no terreno fiquei convencido. É como se me abrissem os olhos para uma nova realidade. Com as correcções muitos watts podem ser aumentados face ao que fazia antes. Ajustes na posição do selim, do guiador, das calhas dos sapatos, da forma de pedalar, da postura, etc resultaram numa nova experiência de andar de bicicleta. É com se hoje fosse o primeiro dia do resto da minha vida...

Á VeloFitSystem o meu obrigado por tudo o que já fizeram.

I have been retuled!

http://www.retul.com/fitter_detail.asp?fid=237

Sem comentários: