segunda-feira, 31 de março de 2008

As minhas saídas de 2 rodas do 1º trimestre de 2008


2008 será um ano de viragem. Até aqui eu encarava a bicicleta como um instrumento de lazer e pouco mais, porém depois de entrar em algumas provas de carácter amador começou um “bichinho” de querer andar mais rápido, de ir mais além, de me superar cada vez mais. Uma incessante, mas conscenciosa busca pelos meus limites, quer físicos, quer psicológicos.


Neste primeiro trimestre as saídas em bicicleta não foram muitas, principalmente em Fevereiro. No dia 17 de Fevereiro tive uma queda feia que me fez parar cerca de 3 semanas. Engordei 2 Kg, ficando a pesar 74 Kg. Perdi capacidade respiratória, mas principalmente perdi muita confiança.

Esta demorou muito a recuperar, acho até que sempre que fizer um sprint fora do selim vai haver sempre um fio de medo de acontecer um imprevisto que me atirará, de novo, violentamente contra o asfalto. Ainda assim deve aprender-se com os erros e eu nesse dia aprendi que numa bicicleta que não conhecemos e que não está devidamente afinada não devemos arriscar o limite. 


Nestes 3 meses para além deste treino ficam muitas horas de ginásio com corrida em passadeira, sessões de exercícios com máquinas e aulas de RPM.


O principal objectivo foi ganhar capacidade respiratória. A par disso ganhei massa muscular perdendo também muita massa gorda. O que não teria sido possível sem uma modificação da minha alimentação, mas sobre isso falarei noutra altura.